terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Visita ao Centro do Rio
O Centro é um bairro da Região Central da cidade do Rio de Janeiro, lá podemos encontrar prédios históricos e modernos, como é o caso dos Edifícios De Paoli e Avenida Central.
O Centro sempre foi conhecido como o bairro da socialização e dos grandes comércios desde os tempos mais antigos. Possui ativo mercado imobiliário, atrações turísticas, espaço gastronômico e um enorme e diversificado comércio.
Localizam-se também alguns monumentos e construções mundialmente famosos, como o Teatro Municipal, os Chafarizes de Mestre Valentim, o Palácio Tiradentes, o Palácio Duque de Caxias, a Biblioteca Nacional, e a estação Central do Brasil. Não podemos esquecer de citar as belas Igrejas históricas, dentre as mais conhecidas, o Mosteiro de São Bento, e a Catedral Imperial de Nossa Senhora do Carmo.
Milhares de pessoas freqüentam o centro da cidade, seja por motivo de trabalho, consumo ou/e diversão. Os perfis desses freqüentadores são bem diversificados, vão de executivos á moradores de rua.
O centro da cidade é eminentemente comercial e diversificado, seu comércio vai de lojas de alto padrão à camelôs e ambulantes( formais e informais).
Observamos que as mercadorias são divididas de acordo com a sua utilidade, como exemplo, as lojas de roupa ficam na Rua 7 de setembro e na Rua Ouvidor, as lojas de brinquedos e artigos de festas ficam na Rua da Alfândega e na Avenida Passos.
Os camelódromos também possuem uma padronização, a maioria se fixa numa mesma área que se localiza no quarteirão de esquina com a Rua Uruguaiana. Lá são vendidos desde produtos importados à produtos ilegais, eletrônicos, vestuário, entre outros.
Os produtos mais vendidos no comércio informal são, relógios, óculos, CD´s e DVD´s. As vantagens de comprar no comércio ilegal são, baixo preço e a flexibilidade de negociação do mesmo, como o pagamento com tíquetes refeição e vale-transporte.
Outra área comercial é o Saara, que é uma associação formada pelos comerciantes. Nesse local se encontra mais de 600 lojas, que vendem produtos como roupas, brinquedos, calçados, artigos esportivos e artigos de festa.
No centro encontra-se um número razoável de policiamento e de guardas municipais, e mesmo assim ocorrem muitos comércios ilegais e assaltos. Quando os guardas municipais vão fiscalizar o comércio, os ambulantes ilegais já têm um código para dizer que a fiscalização está vindo, e isso dificulta a busca.
Esses ambulantes ilegais complementam e concorrem com a venda do comércio do camelódromo, vendem como exemplo, bichos de pelúcia, cartões de natal e cd´s falsificados.
O centro é um local interessante que vale a pena ser explorado!
Emanuele, Marcos e Pamela
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário