terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Trabalho individual- EMANUELE




"Rompendo fronteiras: a cidade do samba no Rio de Janeiro."
Artigo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69092008000100005&lang=pt

A cidade do Samba cria um novo e definitivo espaço para o carnaval Carioca, concentra as principais atividades de produção artística das Escolas de Samba e oferece uma nova opção para o turismo. A sua construção faz parte do conjunto de obras de recuperação e revitalização da Zona Portuária.
A cidade do Samba tem o objetivo de garantir qualidade, segurança e eficiência na montagem do carnaval carioca. Na Cidade, os espaços para visitação, para o lazer e para a realização de atividades artísticas e culturais são estruturados para a promoção de uma atividade anual e diária.
Fica localizada em Gamboa, onde nasceu o Samba Carioca. Essa localização demonstra, de um lado, o reconhecimento das tradições culturais, da experiência histórica dos africanos e da presença urbana dos negros no Rio de Janeiro, de outro lado, remete à ruptura das "muralhas" socioeconômicas e simbólicas que segregam os habitantes da baixada fluminense e os moradores na cidade do Rio de Janeiro (Blass 2008).
A instalação da Cidade do Samba em Gamboa é importante para a ampliação da exploração dessa área que não era valorizada. Com a construção da cidade as ruas da Gamboa, e redondezas serão revitalizadas e reurbanizadas.
Na cidade do samba os turistas e "estrangeiros", têm a oportunidade de escolher e vestir uma fantasia; subir em carros alegóricos e acompanhar os shows musicais de várias escolas de samba. As atividades abarcam, programas de entretenimento e uma visita aos barracões.
A construção da cidade foi uma estratégia inteligente do prefeito da cidade, e de seu povo, para atrair ainda mais publicidade nacional e internacional, fluxo de turista, mais divertimento, lazer e cultura para a cidade, sua população e seus visitantes.
Os turistas, chegando às dependências da Cidade do Samba, recebem uma publicação editada pela Liga Independente das Escolas de Samba (LIESA) com o título "RIO, Cidade do Samba". É a imagem da cidade sendo vendida, a imagem de cidade espetáculo!!

Emanuele Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário