terça-feira, 6 de julho de 2010


TRABALHO DE CAMPO REALIZADO NA ORLA DE COPACABANA QUINTA-FEIRA DIA 01/07/2010


Realizamos o trabalho de campo na quinta-feira dia 01 de Julho na Orla de Copacabana e observamos os vários aspéctos no decorrer da caminhada. O primeiro destaque é sua infra-estrutura urbana, dotava de asfalto nas ruas, sinalizações bem estruturadas todas em perfeito funcionamento. Ao observarmos o espaço de moradia no âmbito geral dotavas se de prédios e em geral que continham o mesmo estilo, e design, logo começamos analisar os comércios existentes no decorrer da orla eram compostos de quiosques sendo que notamos algumas diferenças no seu design, pois no início da orla próximo a Túnel os quiosques possuem modelos antigos, ou seja, inferiores se compararmos com o quiosques a partir do Hotel Copacabana Palace, são elitizados contém televisão com informações de telejornais, anúncios em geral, estes contem até maquinas de cartões de crédito e também de tickets refeições, o que poderia explicar essas diferenças de estrutura, será uma venda da imagem disnificada para atrair os estrangeiros turistas para a infra-estrutura e localização do Hotel em questão. Porém observamos os serviços prestados ao logo da Orla que seriam consultórios médicos, lojas de roupa, salão de beleza todos de utilização e procura pelos frequentadores locais, sendo eles moradores, turistas e se tratando de um local de passagem por ser uma via expressa, passando neste local trabalhador em geral.
Em relação a mão de obra local pudemos observar que detém atividades preponderantes formais com as estruturas dos quiosques, informais com as figuras dos massagista, esculturistas, e ilegais nas figuras dos ambulantes, percursionistas, etc. Ao pararmos num dos quiosques fomos abordadas por vários ambulantes, percursionistas a todo momento, avaliamos que mesmo com a presença de poder policial, o choque de ordem, os guardas municipais presentes ainda são muitos os ambulante no local.
Com relação ao processo de renovação urbana podemos destacar as novas aparências dos quiosques a partir do hotel Copacabana Palace, aparelhos de ginásticas que são recentemente colocados para uso na orla, achamos muito interessante o uso das máquinas para cartões de créditos, por ser uma prática divulgada na mídia em geral a utilização dos cartões para evitar riscos de assaltos fortalecendo assim poder que a mídia exerce na população no âmbito social, político e econômico. Há propósito onde estava localizada a Boate Help será o novo Museu da Imagem e Som.
Como podemos observar que as desigualdades são expressas de várias formas na Orla, tanto no sentido de comércios elitizados, ambulantes, e profissionais ilegais, alguns eram os moradores de rua que se movimentavam para não serem levados por policiais no local.
Quando falamos de espetacularização da cidade Copacabana sediou o Fan fest da Copa do Mundo de 2010, um espetáculo e tanto não acham, verificamos que em regiões do Subúrbio do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense não gozavam deste mesmo espetáculo será isso por conta do público local, com um grande destaque os turistas e venda desta imagem para o comércio exterior como ficaria a imagem do Brasil se mostrasse a miséria contida na baixada fluminense, no subúrbio do Rio de Janeiro, será que teria o mesmo prestígio para sediar a Copa do Mundo, ou deter investimentos estrangeiros....
Em fim mesmo o País detendo o maior números de família desabrigadas, morando nas ruas da cidade, com um índice de miserabilidade altíssimo, estando em péssimas condições o sistema educacional brasileiro, a saúde nem vamos mencionar em que estado está, o alto índice de criminalidade, mesmo contudo isso estampado no cartão postal do nosso País patrocinamos o Fan Fest na Orla de Copacabana será que o interesse era da sociedade, já que temos um Governo Democrático, liberdade de expressão. E agora o Brasil perdeu a Copa e Depois deste espetáculo o que temos, o que conquistamos, o fazemos depois da Copa, pois as Universidades param nos dias de jogos do Brasil, os comércios em geral não foram diferentes, o País parou para assistir o espetáculo e agora o que temos é o que nunca deixamos de ter as frações da Questão social estampada na nossa Bandeira e dinheiro que foi investido no Fan Fest será que não poderia ter sido melhor aplicado no nosso País, em questões emergentes como seria o caso da saúde, educação....

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