domingo, 1 de agosto de 2010

... O contraste, a beleza e o caos do Rio...

Durante esse período tentei conciliar, ou melhor, enxergar o que autores como Vainer e Harvey afirmam em seus estudos sobre a cidade. Pude entender a diferença entre cidade e urbano, que muitos pensam ser a mesma coisa. Pois eu lhes digo, meus amigos! Segundo Pechman, urbano é um estilo de vida... E mais, este autor afirma que a cidade não depende do urbano para existir, mas que sem a cidade, o urbano simplesmente não é nada.
Fui a fundo tentando mostrar os contrastes do Rio de Janeiro, essa cidade maravilhosa, que poucos podem comprar. O Rio de Janeiro da beleza e do caos é a minha cidade. É o local onde vivo, onde passo, onde fico. Mas segundo Vainer não é feita pra mim, para os meus interesses. Mas sim para quem pode, para quem interessa, para quem tem, o que eu assim como a maioria dos cariocas não tenho, capital.
Um exemplo claro é a construção da Linha 4 do Metrô, que segundo o Arquiteto Sérgio Magalhães se configura como um absurdo desperdício de dinheiro público. Já que uma alternativa mais rentável seria a adaptação das linhas de trem existentes em toda a cidade, que beneficiaria toda população que depende do transporte público para sua locomoção. Contudo, não podemos esquecer que na Barra da Tijuca estão as "pessoas" capazes de pagar pelo produto oferecido pelos governantes da cidade maravilhosa. Ou seriam empresários dessa cidade? Empresários ou governantes? Acho que empresários, se levarmos em conta a transição da governança para o empresariamento.
E o curioso é que mesmo em meio a todo esse caos, o Rio de Janeiro continua lindo! Mesmo mesclando a beleza das praias com os barracos das favelas. Porque, por mais que tentem vender a cidade a quem os interessa, ela pertence aos cariocas que não abrem mão de usufruir das maravilhas que o Rio de Janeiro oferece em meio ao caos. Afinal, quem não admira o Pão de Açúcar num engarrafamento no Aterro, ou não se admira com as luzes do Pavão Pavãozinho ao passear a noite por Ipanema?!?! A cidade maravilhosa é esse contraste entre o belo e o caótico, entre a riqueza e a pobreza, entre o morro e o asfalto.


Por Marcela de Mesquita Campana

Um comentário:

  1. Meninas, parabéns pelo blog. Senti falta das resenhas de textos de livre escolha, que deveriam compor a avaliação final.
    Espero que continuem postando no blog, contribuindo para a análise sobre a Cidade e o urbano....
    Abraços.
    Rose Maia

    ResponderExcluir