domingo, 1 de agosto de 2010

Projeto Porto Maravilha- Emanuele Cristina D. Melo




O Projeto Porto Maravilha é um plano de revitalização da Região Portuária do Rio de Janeiro, que há tempos sofre com o seu abandono. Nesse projeto são apresentados como principais metas: o embelezamento, a reativação da economia, uma melhoria na infra-estrutura e a implantação de moradias e serviços, com o intuito de transformar a área em um pólo turístico e de investimento.
Foram muitas as tentativas de implantação de obras semelhantes em governos anteriores, os quais nunca foram levados à frente. Desta vez parece que o projeto terá um desfecho diferente, levando em consideração que o atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, já sancionou dois projetos de lei que viabilizam a continuidade do plano.
“No primeiro, a lei fixa parâmetros que regulamentam a emissão de Certificados de Potencial Adicional de Construção (CPACs) através da Operação Urbana Consorciada da Região do Porto do Rio, viabilizando o projeto de revitalização da área.”¹ A qual trará grande arrecadação junto ao governo.
“O segundo projeto de lei cria a Companhia de Desenvolvimento dos Portos que controlará todo o dinheiro arrecadado com as CEPACs e do leilão de imóveis pertencentes à prefeitura.”¹
O projeto também foi pensado para que a qualidade de vida do cidadão residente do Rio de Janeiro possa melhorar, pois alem das obras na região, é necessária também uma melhoria da infra-estrutura ao redor, para que seja facilitado o acesso a essa área e assim desafogar o transito de vias importantes com o a Avenida Brasil.
No âmbito da cultura observam-se esforços para a criação de um museu no Píer Mauá, o qual se chamaria Museu do Amanhã, e a revitalização do Palácio D. João VI para a criação de uma Pinacoteca. Já no campo do entretenimento seriam criados alguns programas como o AquaRio, que seria o maior aquário da América Latina. Serão construídas também, mais de 400 casas no bairro da Gamboa e da Saúde para a população.
Para atrair investidores de todos os tipos para a região após as obras, o governo pensa em implantar um sistema de isenção de impostos, o que é sempre alvo de muita discussão, já que ao mesmo tempo em que beneficia empresas privadas para desenvolver a economia local, cria um buraco na arrecadação podendo acentuar mais os problemas da previdência.
Assim como todo projeto ambicioso, esse também cria muita polemica devido aos grandes gastos gerados, ainda que sejam usados recursos privados em algumas partes, sabe-se que a maioria dos recursos viriam dos governos Federal e Estadual, dinheiro esse, que para muitos, deveria ser investidos em setores mais carentes e urgentes como, Educação e Saúde.
Esse projeto visa, sobretudo, o embelezamento da cidade, estão querendo deixar a cidade Maravilhosa sem "Caos"!!

¹http://www0.rio.rj.gov.br/ipp/

Nenhum comentário:

Postar um comentário