terça-feira, 11 de maio de 2010

Análise do texto: "A Produção Capitalista do espaço" (David Harvey)



Esse texto tem ligação com o nosso tema proposto no blog, a exploração dos espaços da cidade do Rio de Janeiro; nele, o autor Harvey, diz que nas cidades, a circulação do capital tem a autoridade de destruir as paisagens anteriores e reconstruir novas paisagens a partir da lógica e dos valores capitalistas, podemos citar como exemplo dado em sala de aula dessa passagem, o projeto da prefeitura com a proposta para derrubar parte do Viaduto da Perimetral no Centro do Rio de Janeiro para revitalizar a zona Portuária e constriur novos prédios no local. Isso mostra como a economia passa a ditar as regras do espaço da cidade.
O autor alega que, com a globalização da economia, as cidades, passaram a ser vistas como empresas incorporando processos e diversificações, como divisões do trabalho, de funções de estilo de vida e valores.
A missão da governança urbana é atrair fluxos de produção, financeiros e de consumo de alta mobilidade e flexibilidade para seu espaço (Harvey, 2005). A cidade tem que parecer um lugar inovador, estimulante e atrativo, tanto para a moradia, quanto para o turismo.
Harvey nos oferece insumos capazes de nos fazer perceber que a cidade não é propriedade de todos, mas sim de um pequeno grupo que decide o que fazer dela sem se preocupar com a coletividade.


Emanuele, Marcela, Stephanie e Vanessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário